Mostrando postagens com marcador microsft. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador microsft. Mostrar todas as postagens

Novell apresenta openSuse 10.3

2007/10/05

A Novell anuncia o lançamento do openSuse 10.3, nova versão de sua distribuição de código aberto. O pacote, que está disponível para download gratuito, oferece ferramentas para que o usuário comece a utilizar o Linux.

O novo openSuse ganhou recursos de melhoria de visualização, com configuração dupla flexível Linux-Windows, interoperabilidade entre Microsoft Office e a última versão da suíte de produtividade corporativa OpenOffice.org. O suporte multimídia também foi aprimorado.

O openSuse 10.3 inclui as mais recentes versões dos ambientes Gnome e KDE para desktops, incluindo uma prévia do KDE 4. Além disso, conta com a solução de segurança AppArmor, que protege contra ataques de vírus e outros programas maliciosos.

fonte: baguete

Cuba defende Linux contra Windows

2007/09/14

De acordo com a imprensa oficial de Cuba, citada pela Reuters, o governo do país está a promover várias acções de formação em sistemas baseados em Linux para evitar a dependência face ao sistema operativo Windows.
A decisão de optar por software livre por parte do regime de Castro surgiu em 2005 e desde então a União de Jovens Comunistas já criou mais de 600 centros de informática destinados à promoção de Linux. Segundo o diário Juventud Rebelde, órgão de informação da União, «com a expansão no uso do software livre, Cuba deixaria para trás a sua dependência do sistema Windows e as possíveis exigências judiciais do seu proprietário, a gigante norte-americana Microsoft».
No total mais de quatro mil pessoas já foram formadas para utilizar este tipo de programas e durante os próximos três anos o governo pretende que metade dos computadores a funcionar em escritórios e ministérios migre para Linux. Actualmente este já é utilizado nas alfândegas e deverá ser adoptado em breve pelos centros de ensino superior.

iGOV

Celular é o desafio da próxima versão do Ubuntu

2007/08/10

Para ganhar popularidade, o Ubuntu aposta em três frentes: facilidade no uso, recursos gráficos avançados e distribuição em PCs vendidos nas lojas. Uma novidade da próxima edição, que será lançada em outubro, é a primeira versão para celulares.

No quesito facilidade, o Ubuntu deixou para trás a dor de cabeça de instalar um sistema Linux. Se antes o vídeo não funcionava ou o áudio não saía, com o Ubuntu esse tipo de problema raramente acontece. E a navegação é por meio de janelas, semelhante à do Windows.

Quanto aos gráficos, a versão atual já tem recursos que fazem, por exemplo, surgir um efeito de fogo ao fechar a janela. E isso deve ser intensificado. "A qualidade gráfica será um dos diferenciais para disputar usuários", diz Mark Shuttleworth.

Comprar nas lojas PCs com Ubuntu também já é uma realidade. Neste ano, a Dell passou a vender nos EUA máquinas com o sistema. "Os fabricantes começam a perceber que há mercado. E as pessoas, vendo que terão suporte, tendem a aderir mais facilmente ao Ubuntu." O celular é a maior novidade da próxima versão do Ubuntu, que até agora só funcionava em PCs. Shuttleworth não quis adiantar muito, mas disse que o sistema funcionará em smartphones. "No celular, sim, iremos competir em pé de igualdade com a Microsoft."
fonte: IG

Microsoft e LG assinam acordo sobre Linux

2007/06/16

A Microsoft e a LG, fabricante de produtos eletrônicos, assinaram um acordo para licenciamento de patentes supostamente infringidas pelo código do Linux. O acordo é semelhante ao já assinado por Novell, Xandros, Samsung e Fuji Xerox e protege os usuários da LG de processos movidos pela Microsoft. Alguns dos produtos da LG contém Linux.

Segundo o site da PC World, o presente acordo é mais parecido com o assinado por Samsung e Fuji Xerox. David Kaefer, gerente-geral de propriedade intelectual da Microsoft declarou à PC World que o acordo com a LG concentra-se no compartilhamento de patentes. A LG é membro do Consumer Electronics Linux Forum, uma associação de empresas que desenvolvem produtos para o consumidor final que utilizam Linux. Entre os membros estão Sony, Panasonic e Motorola. Nenhuma dessas empresas assinou acordo com a Microsoft, ainda. O fato também foi noticiado pelo site InformationWeek.

Vozes na comunidade do software livre questionam os acordos. Segundo elas, a Microsoft está fazendo apenas chantagem com as supostas patentes que o Linux violaria, pois não divulga publicamente quais patentes seriam essas. A Free Software Foundation, por exemplo, está atualizando sua famosa licença livre General Public Licence, que na versão 3, proíbe acordos sobre patentes.

De seu lado, a Microsoft reiterou esta semana, na conferência anual TechEd, que apenas quer proteger sua propriedade intelectual.

Fonte: jornal de itupeva
Tags: , , , ,