Mostrando postagens com marcador PCs. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador PCs. Mostrar todas as postagens

Celular é o desafio da próxima versão do Ubuntu

2007/08/10

Para ganhar popularidade, o Ubuntu aposta em três frentes: facilidade no uso, recursos gráficos avançados e distribuição em PCs vendidos nas lojas. Uma novidade da próxima edição, que será lançada em outubro, é a primeira versão para celulares.

No quesito facilidade, o Ubuntu deixou para trás a dor de cabeça de instalar um sistema Linux. Se antes o vídeo não funcionava ou o áudio não saía, com o Ubuntu esse tipo de problema raramente acontece. E a navegação é por meio de janelas, semelhante à do Windows.

Quanto aos gráficos, a versão atual já tem recursos que fazem, por exemplo, surgir um efeito de fogo ao fechar a janela. E isso deve ser intensificado. "A qualidade gráfica será um dos diferenciais para disputar usuários", diz Mark Shuttleworth.

Comprar nas lojas PCs com Ubuntu também já é uma realidade. Neste ano, a Dell passou a vender nos EUA máquinas com o sistema. "Os fabricantes começam a perceber que há mercado. E as pessoas, vendo que terão suporte, tendem a aderir mais facilmente ao Ubuntu." O celular é a maior novidade da próxima versão do Ubuntu, que até agora só funcionava em PCs. Shuttleworth não quis adiantar muito, mas disse que o sistema funcionará em smartphones. "No celular, sim, iremos competir em pé de igualdade com a Microsoft."
fonte: IG

OpenMoko introduz novo telemóvel baseado em Linux no mercado

2007/07/12

Entrou ontem no mercado o primeiro telemóvel open-source desenhado para suportar o sistema operativo OpenMoko. Por enquanto, o Neo1973 está apenas disponível para a comunidade de criadores que possam dar o seu contributo através do desenvolvimento de aplicações de suporte ao equipamento, uma vez que "o software integrado ainda se encontra em fase pré-alfa", escreve a PC World citando a OpenMoko.

A mesma fonte avança que o telemóvel estará disponível para todos os consumidores a partir de Outubro deste ano.

Por agora sabe-se que o preço do Neo1973 se fixa nos 300 dólares, com os criadores a poderem adquirir um kit básico onde se inclui o telemóvel, e os seus acessórios básicos, ou o kit avançado (450 dólares) que inclui o equipamento, um debug board, um cabo e outras ferramentas.

Este equipamento inclui um ecrã táctil TFT de 2,8 polegadas com uma resolução de 640 x 480 (VGA). O Neo1973 utiliza processadores Samsung baseados em núcleos ARM de 266 Mhz, inclui AGPS, GSM/GPRS, USB 1.1, Bluetooth, slot MicroSD e quad-band 2.5G. Na versão final a lançar para o mercado global, será integrada ainda capacidade de conectividade Wi-Fi 802.11b/g.

A plataformas móveis apoiadas em Linux estão a ganhar cada vez mais terreno no mercado com os grupos LiMo Foundation e LiPS Forum a unirem operadores e fabricantes no sentido de serem criados standards que apoiem o movimento. Empresas como a Motorola já utilizam sistemas operativos para alguns equipamentos baseados em Linux e, no ano passado a Trolltech introduziu no mercado o Qtopia Greenphone, um telemóvel baseado na plataforma Linux, aberto para novas aplicações e criações de software.

Tags: , , , ,
fonte: tek.sapo

Manifestantes trocaram XP por Linux na USP

2007/06/30

- Universidade acusa estudantes que ocuparam reitoria da USP de formatar 46 PCs e instalar Linux.

Ao falar na rádio Eldorado, a reitora da USP, Suely Vilela, afirmou que os dados perdidos com a formatação dos computadores vão constar na lista de prejuízos causados pela ocupação do prédio da reitoria da USP, que durou 50 dias.

Os computadores do prédio usavam Windows XP e Microsoft Office. Formatados, os PCs receberam distribuição Linux.

Segundo Suely, numa primeira etapa, os funcionários da reitoria identificaram danos materiais ao escritório do prédio. Agora, vão avaliar os danos não materiais, como planilhas e dados gravados nos PCs que foram formatados.

Os estudantes ocuparam o prédio da USP em protesto contra um decreto do governador de São Paulo, José Serra, que implementava mudanças na forma de administrar a universidade. Na opinião dos estudantes, as mudanças feriam a autonomia da instituição.

Fonte: Info

Tags: , , , ,

Torvalds anuncia esforço por Linux verde

2007/06/25

- Projeto conduzido por Linus Torvalds busca aumentar a eficiência no consumo de energia por distribuições Linux.

O programa reúne esforços de vários programadores para diminuir o consumo de energia por desktops, notebooks e servidores que rodam Linux.

Segundo os organizadores do programa, algumas mudanças já foram implementadas no kernel 2.6.21 do Linux para tornar seu consumo mais eficiente. O Fedora 7, da Red Hat, já contém estes códigos.

A idéia é inserir instruções no kernel da distribuição de modo que o sistema operacional entenda mais rapidamente quando o processador não está sendo exigido em sua plenitude e o coloque em “low power”, um estado em que ele consome menos energia.

Para aumentar a autonomia de notebook, programas para economizar energia são comuns para plataformas móveis. A idéia de Torvalds é ampliar o uso deste conceito também em desktops e servidores.

Ser mais econômico no consumo de energia, acreditam os defensores da idéia, pode ser um diferencial muito importante na competição com sistemas proprietários, como o Windows.

Baixar o consumo de energia dos computadores é um tema em alta na indústria de TI. Só este ano, fabricantes de hardware como Intel, HP, AMD e Dell anunciaram esforços neste sentido. PCs que consomem muita luz são mais poluentes, já que gerar eletricidade tem quase sempre forte impacto sobre o meio-ambiente.

Fonte: info

Tags: , , , ,