O Banco do Brasil inicia no final deste ano a migração de todos seus 15 mil terminais de auto-atendimento (ATMs) para o sistema operacional Linux. A migração será efetuada por uma equipe da Cobra formada por pessoas oriundas da comunidade de software livre.
Todas os servidores de agência do banco já rodam o Linux, que começa a ser implementado nas estações de trabalho. Mesmo com esse investimento, a idéia da instituição é adotar um ambiente híbrido entre software livre e proprietário.
Linux no auto-atendimento
2007/09/12
Postado por Gameblog às 9/12/2007 1 comentários
Marcadores: computador, linux, negocios, noticias, softlivre, tecnologia, vendas
Dell quer vender PCs que rodem Linux e Windows ao mesmo tempo
2007/08/22
BOSTON, Estados Unidos (Reuters) - A Dell está desenvolvendo computadores capazes de operar com versões múltiplas do Windows e do Linux ao mesmo tempo, disse o vice-presidente de tecnologia da fabricante de computadores, Kevin Kettler, à Reuters.
Os usuários dos novos computadores da Dell poderiam operar com os dois sistemas operacionais em uma mesma máquina, por meio de uma tecnologia cada vez mais popular conhecida como virtualização, que permite maior flexibilidade e segurança na computação.
Uma máquina virtual, que simula um PC normal, poderia operar com o Windows Vista e tratar de tarefas cotidianas de computação, enquanto outra poderia ser usada apenas para navegar na Internet, limitando quaisquer ameaças de segurança aos parâmetros da máquina virtual -que poderia ser apagada.
Uma terceira máquina virtual poderia operar com uma versão do Linux compatível com os programas no computador usado no trabalho do usuário. E uma quarta poderia operar com softwares para Windows XP que não sejam compatíveis com a máquina Windows Vista.
O novo modelo de computador pode ser colocado à venda já no ano que vem, disse Kettler em entrevista por telefone, durante a conferência LinuxWorld, em San Francisco.
Ele se recusou a informar se as máquinas poderiam operar também com o sistema operacional OS X, usado em computadores da Apple, cujas vendas vêm crescendo em ritmo superior ao do mercado de computadores em geral.
"Não posso especular a esse respeito", disse Kettler. "A virtualização é uma ferramenta muito poderosa. Trata-se de um ambiente que poderia permitir a coexistência de muitos sistemas operacionais diferentes. Você pode interpretar essa informação como preferir."
Os computadores Macintosh são capazes de usar software Windows por meio de programas de virtualização, como o Parallels, da SWsoft, e o Fusion, da VMware.
A Dell está desenvolvendo as máquinas com a ajuda de diversos parceiros, entre os quais a subsidiária VMware da EMC, que deve abrir seu capital em oferta pública na semana que vem, e da SWsoft, uma empresa de capital fechado, disse Kettner.
fonte: reutes
Postado por Gameblog às 8/22/2007 0 comentários
Marcadores: computador, dell, linux, negocios, noticias, software, vendas, windows
OpenMoko introduz novo telemóvel baseado em Linux no mercado
2007/07/12
Entrou ontem no mercado o primeiro telemóvel open-source desenhado para suportar o sistema operativo OpenMoko. Por enquanto, o Neo1973 está apenas disponível para a comunidade de criadores que possam dar o seu contributo através do desenvolvimento de aplicações de suporte ao equipamento, uma vez que "o software integrado ainda se encontra em fase pré-alfa", escreve a PC World citando a OpenMoko.
A mesma fonte avança que o telemóvel estará disponível para todos os consumidores a partir de Outubro deste ano.
Por agora sabe-se que o preço do Neo1973 se fixa nos 300 dólares, com os criadores a poderem adquirir um kit básico onde se inclui o telemóvel, e os seus acessórios básicos, ou o kit avançado (450 dólares) que inclui o equipamento, um debug board, um cabo e outras ferramentas.
Este equipamento inclui um ecrã táctil TFT de 2,8 polegadas com uma resolução de 640 x 480 (VGA). O Neo1973 utiliza processadores Samsung baseados em núcleos ARM de 266 Mhz, inclui AGPS, GSM/GPRS, USB 1.1, Bluetooth, slot MicroSD e quad-band 2.5G. Na versão final a lançar para o mercado global, será integrada ainda capacidade de conectividade Wi-Fi 802.11b/g.
A plataformas móveis apoiadas em Linux estão a ganhar cada vez mais terreno no mercado com os grupos LiMo Foundation e LiPS Forum a unirem operadores e fabricantes no sentido de serem criados standards que apoiem o movimento. Empresas como a Motorola já utilizam sistemas operativos para alguns equipamentos baseados em Linux e, no ano passado a Trolltech introduziu no mercado o Qtopia Greenphone, um telemóvel baseado na plataforma Linux, aberto para novas aplicações e criações de software.
fonte: tek.sapo