Mostrando postagens com marcador mercado. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador mercado. Mostrar todas as postagens

OpenMoko introduz novo telemóvel baseado em Linux no mercado

2007/07/12

Entrou ontem no mercado o primeiro telemóvel open-source desenhado para suportar o sistema operativo OpenMoko. Por enquanto, o Neo1973 está apenas disponível para a comunidade de criadores que possam dar o seu contributo através do desenvolvimento de aplicações de suporte ao equipamento, uma vez que "o software integrado ainda se encontra em fase pré-alfa", escreve a PC World citando a OpenMoko.

A mesma fonte avança que o telemóvel estará disponível para todos os consumidores a partir de Outubro deste ano.

Por agora sabe-se que o preço do Neo1973 se fixa nos 300 dólares, com os criadores a poderem adquirir um kit básico onde se inclui o telemóvel, e os seus acessórios básicos, ou o kit avançado (450 dólares) que inclui o equipamento, um debug board, um cabo e outras ferramentas.

Este equipamento inclui um ecrã táctil TFT de 2,8 polegadas com uma resolução de 640 x 480 (VGA). O Neo1973 utiliza processadores Samsung baseados em núcleos ARM de 266 Mhz, inclui AGPS, GSM/GPRS, USB 1.1, Bluetooth, slot MicroSD e quad-band 2.5G. Na versão final a lançar para o mercado global, será integrada ainda capacidade de conectividade Wi-Fi 802.11b/g.

A plataformas móveis apoiadas em Linux estão a ganhar cada vez mais terreno no mercado com os grupos LiMo Foundation e LiPS Forum a unirem operadores e fabricantes no sentido de serem criados standards que apoiem o movimento. Empresas como a Motorola já utilizam sistemas operativos para alguns equipamentos baseados em Linux e, no ano passado a Trolltech introduziu no mercado o Qtopia Greenphone, um telemóvel baseado na plataforma Linux, aberto para novas aplicações e criações de software.

Tags: , , , ,
fonte: tek.sapo

IBM Revela o Novo Ambiente Virtual em Linux

2007/06/15

A menção que a IBM anunciou o nova versão beta aberta do seu Ambiente Virtual Linux que permite usuário a rodarem programas Linux x86 em processadores Power baseado nos p servers do sistema da IBM. "Desenhado para reduzir o poder, legalizar e dar espaço para a consolidação das frentes de trabalho para x86 Linux no sistemas P Servers, eventualmente será lançado como sistema IBM para o Ambiente Virtual de Aplicações (System p AVE). Com 31,5% da revendas globais compartilhadas durante 2006, a esperança da IBM em construir no sucesso do Sistema P Unix e extender firmemente dentro do mercado Linux. Considerando lá estão quase 2800 aplicações que prontas rodam nativamente no Linux no sistema p Servers, as chances são boas que sucederá."

Fonte: linuxdicas.com.br
Tags: , , ,