Mostrando postagens com marcador polemica. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador polemica. Mostrar todas as postagens

SCO, que dizia ser dona do Linux, pede concordata

2007/09/21

A SCO, empresa que processou a IBM alegando ser dona do Linux, declarou que está pedindo concordata a fim de reestruturar-se.

Num documento publicado nesta sexta-feira, 14/9, a SCO Group anuncia que entrou com um pedido de concordata e um plano de reorganização da empresa, que planeja dar continuidade a todas as operações durante o processo de concordata. Os pedidos precisam ser aprovados na Justiça.

Com problemas de caixa, após uma série de dificuldades legais, a SCO quer usar o recurso da concordata para proteger-se do pior. Como se sabe, a empresa promoveu uma guerra legal contra a IBM, com a alegação de que o Linux era o Unix em diferente embalagem. Como a SCO acredita que o Unix lhe pertence, então o Linux também seria uma propriedade sua.

A idéia da SCO era ganhar dinheiro com royalties. Mas as coisas não correram bem nessa área. Uma série de reveses legais vem drenando recursos do caixa da SCO. Nm mesmo os direitos sobre o Unix foram garantidos à SCO. No mês passado, uma decisão judicial reconheceu a Novell como dona dos direitos do Unix. A empresa adquiriu o produto da AT&T em 1995.

Além disso, os resultados operacionais mais recentes da SCO não têm sido animadores. No segundo trimestre deste ano, a empresa faturou 6 milhões de dólares, com um prejuízo de 1,14 milhão. No primeiro semestre inteiro, a receita foi de 12 milhões de dólares, 17% menos que no mesmo período do ano passado.

Fonte: Info

Compare Preços De: Celular, Gsm, Radio Amador CD, DVD, Livro

Linux e Windows travam ‘guerra’ nas eleições dos EUA

2007/06/29

Segundo pesquisa de um jornalista americano, os pré-candidatos à eleição presidencial americana possuem inclinações bastante definidas quanto à plataforma de software em que baseiam seus sites. Pela pesquisa, a maioria dos candidatos à Presidência pelo Partido Republicano prefere servidores com Windows. Já do lado dos Democratas, praticamente todos os candidatos prestigiam servidores com Linux ou FreeBSD. A exceção, pelos democratas, é Hillary Clinton.

O jornalista americano Douglas Karr discorreu em seu blog sobre o assunto. De acordo com Karr, além da divisão por partido, há uma distribuição bastante equilibrada entre Linux e Windows como um todo: 48% preferem Linux, 43% preferem Windows. Somados os 9% que adotam FreeBSD, o resultado é que 57% dos candidatos prestigiam software livre, enquanto 43% preferem software proprietário.

Pela evidente polarização mostrada nos dados, Karr se pergunta se isso seria um indício sobre a política de tecnologia dos candidatos. "Será que isso, a escolha entre uma plataforma livre ou comercial, joga alguma luz sobre o estilo de suas candidaturas?"

Fonte: jornal itupeva

Tags: , , , ,

Mozilla reage à visão de Steve Jobs sobre a divisão do mercado de navegadores

2007/06/17

Jobs, executivo demitido da própria empresa que ajudou a fundar, entra e lança o Safari para Windows para entrar na briga dos navegadores. A guerra dos navegadores tem causado efeitos nevastos nos padrões web, principalmente depois que a Microsoft dominou esse mercado, massacrando o até então onipresente Netscape Navigator. Desde então o Internet Explorer tem dominado o mercado e rompido com os padrões da w3c. Com a chegada do Firefox, muitos sites tiveram que ser remodelados, pois o crescimento do Firefox está sendo vertiginoso. A adoção de padrões também tem sido uma exigência da industria, a própria Microsoft parece ter visto isso e mudado algumas coisas em seus produtos. Agora, com a vinda do Safari, quem perderá mais usuários: Explorer ou Firefox? Quem especula outras possibilidades? Segue os primeiros atritos causados pela entrada desse novo browser na guera dos navegadores que rodam no Windows.

"A opinião do executivo é de que Jobs se engana ao reduzir o mundo dos navegadores a dois sistemas, o Safari e o Explorer.

Alguns rivais podem ter se sentido incomodados na segunda-feira quando o CEO da Apple, Steve Jobs, apresentou seu navegador Safari para Windows, mas um executivo da Mozilla afirmou ontem que Jobs está 'ultrapassado' ao pensar que a batalha pelo navegador de internet se dá apenas entre o Safari e o Explorer.

John Lilly, chief operating officer da Mozilla, fez seus comentários a partir da palestra de Jobs na Worldwide Developers Conference (WWDC), onde ele afirmou que o Explorer da Microsoft tinha 78% do mercado, o Firefox 15% e o Safari, 2%."”

Fonte: br-linux.org
Tags: , , , , ,