SCO, que dizia ser dona do Linux, pede concordata

2007/09/21

A SCO, empresa que processou a IBM alegando ser dona do Linux, declarou que está pedindo concordata a fim de reestruturar-se.

Num documento publicado nesta sexta-feira, 14/9, a SCO Group anuncia que entrou com um pedido de concordata e um plano de reorganização da empresa, que planeja dar continuidade a todas as operações durante o processo de concordata. Os pedidos precisam ser aprovados na Justiça.

Com problemas de caixa, após uma série de dificuldades legais, a SCO quer usar o recurso da concordata para proteger-se do pior. Como se sabe, a empresa promoveu uma guerra legal contra a IBM, com a alegação de que o Linux era o Unix em diferente embalagem. Como a SCO acredita que o Unix lhe pertence, então o Linux também seria uma propriedade sua.

A idéia da SCO era ganhar dinheiro com royalties. Mas as coisas não correram bem nessa área. Uma série de reveses legais vem drenando recursos do caixa da SCO. Nm mesmo os direitos sobre o Unix foram garantidos à SCO. No mês passado, uma decisão judicial reconheceu a Novell como dona dos direitos do Unix. A empresa adquiriu o produto da AT&T em 1995.

Além disso, os resultados operacionais mais recentes da SCO não têm sido animadores. No segundo trimestre deste ano, a empresa faturou 6 milhões de dólares, com um prejuízo de 1,14 milhão. No primeiro semestre inteiro, a receita foi de 12 milhões de dólares, 17% menos que no mesmo período do ano passado.

Fonte: Info

Compare Preços De: Celular, Gsm, Radio Amador CD, DVD, Livro

2 comentários:

Anônimo disse...

São palhaçadas como essas que mancham a imagem do mundo Linux! Seria melhor se as empresas parecem um pouco com esta praga de vaidades e começassem a trabalhar voluntariamente em prol do mundo Linux.

Anônimo disse...

Saiu notícia nova dessa história no Amanhã.
CEO da SCO: "O Linux é uma cópia do UNIX, não há diferença"