Nova versão de testes do Firefox 3 bloqueia pragas e protege atualizações

2007/10/01

Framingham - Firefox 3.0 Alpha 8 chega à web com primeiras funções de segurança, como bloqueio de sites maliciosos e controle de plug-ins.

A Mozilla atualizou o preview do Firefox 3.0 para o Alpha 8 nesta quinta-feira (20/09), revelando pela primeira vez aos usuários diversas funções de segurança discutidas durante meses.

Entre as melhorias de segurança no novo Alpha do "Gran Paradiso", codinome do Firefox 3.0, estão integradas alertas antimalware e proteção contra extensões maliciosas, de acordo com a documentação publicada pela Mozilla.

O bloqueador de malware, demonstrado primeiramente em junho, bloqueará sites que contenham downloads maliciosos.

A função, que acompanhará o sistema de alerta de phishings no atual Firefox 2.0, usará informações oferecidas pelo Google para apontar sites potencialmente perigosos, alertar sobre usuários que tentem chegar a eles e bloquear automaticamente o acesso.

Também estréia nesta versão uma função que previne que atualização automática de plug-ins enviar usuários a sites maliciosos onde possam ser infectados.

O Firefox confia em pequenos plug-ins, chamados de "extensões" no vernáculo da Mozilla, para ter sua flexibilidade. Centenas de milhares de extensões estão disponíveis, a maioria esmagadora por desenvolvedores independentes, que oferecem os resultados mais diversos.

"O Firefox automaticamente verifica atualizações nos add-ons no manifesto de instalação do plug-in", afirma a documentação.

Para cortar ataques por extensões maliciosas, a Mozilla exigirá que atualizações sejam entregues por uma conexão com segurança SSL ou assinado com certificação digital.

A mudança não afeta a instalação inicial da extensão, algo que a Mozilla reconhece.

A nova versão, que pode ser baixada para Windows, Mac OS X e Linux, vem ainda com alerta para usuários finais.

"O Alpha 8 é apenas para desenvolvedores e nossa comunidade de testadores. Usuários do Firefox não devem usar o Gran Paradiso como browser padrão", diz o alerta.

A Mozilla não se comprometeu oficialmente com a data de lançamento da versão final do Firefox 3.0.

IDG Now!

0 comentários: