Microsoft e LG assinam acordo sobre Linux

2007/06/16

A Microsoft e a LG, fabricante de produtos eletrônicos, assinaram um acordo para licenciamento de patentes supostamente infringidas pelo código do Linux. O acordo é semelhante ao já assinado por Novell, Xandros, Samsung e Fuji Xerox e protege os usuários da LG de processos movidos pela Microsoft. Alguns dos produtos da LG contém Linux.

Segundo o site da PC World, o presente acordo é mais parecido com o assinado por Samsung e Fuji Xerox. David Kaefer, gerente-geral de propriedade intelectual da Microsoft declarou à PC World que o acordo com a LG concentra-se no compartilhamento de patentes. A LG é membro do Consumer Electronics Linux Forum, uma associação de empresas que desenvolvem produtos para o consumidor final que utilizam Linux. Entre os membros estão Sony, Panasonic e Motorola. Nenhuma dessas empresas assinou acordo com a Microsoft, ainda. O fato também foi noticiado pelo site InformationWeek.

Vozes na comunidade do software livre questionam os acordos. Segundo elas, a Microsoft está fazendo apenas chantagem com as supostas patentes que o Linux violaria, pois não divulga publicamente quais patentes seriam essas. A Free Software Foundation, por exemplo, está atualizando sua famosa licença livre General Public Licence, que na versão 3, proíbe acordos sobre patentes.

De seu lado, a Microsoft reiterou esta semana, na conferência anual TechEd, que apenas quer proteger sua propriedade intelectual.

Fonte: jornal de itupeva
Tags: , , , ,

0 comentários: